Postagens

Mostrando postagens de julho, 2012

26 de julho - Dia de Nanã

Imagem
Sou apaixonada por mitos e como dizem Prandi e Hofbauer “o mito é a chave para alcançar não apenas o passado, mas também o presente e o futuro. No contexto cultural sem escrita, as histórias criadas, lembradas, selecionadas e relembradas pelos anciãos e por adivinhos legitimados pelas instituições de poder local constituem a própria história do povo iorubá. O mito não representa apenas uma forma literária arcaica que fala de um imaginário localizado num passado remoto.” Divido com vocês um pouco sobre Nanã e alguns de seus mitos ...

25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha

Imagem
Hoje dia 25 de julho comemora-se o Dia da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha. A data foi instituída em 1992 e marca o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana (Fonte: Portal Áfricas).

Obá

Imagem
Mexendo em textos e imagens, revendo diários e metas e reestruturando o blog .... Talvez seja a proximidade das datas: dia da mulher afro latino-americana e caribenha (25 de julho) e dia da mulher africana (31 de julho), me bateu uma vontade de publicar sobre a matriarca de Elekô : Obá, orixá guerreira que tanto admiro!!!

Eventos em julho

Imagem
Olá galera, Seguem alguns eventos sobre mundo e cultura afro-brasileira que ocorrerão em Sampa nos próximos dias, agendem-se:

8 Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Imagem

Exposição Vila das Oyas de Lídia Lisboa

Imagem
Acontece na Fibra Galeria, entre os dias 12 de Julho e 12 de Agosto, a exposição “Vila das Oyas”, da escultora e pintora Lídia Lisboa. Vencedora do "II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras"., a artista faz uma analogia entre uma das lendas do orixá Oyá ... e a realidade das mulheres negras, brasileiras, que trabalham fora, sustentam seus filhos e mantêm suas famílias protegidas em fortalezas invisíveis, tão resistentes quanto os cupinzeiros africanos.  

Inscrições p/ Oficina de Rua de Percussão e Dança do Ilu Obá de Min

Imagem
Divulgando as inscrições para as oficinas de rua de percussão (só para mulheres) e de dança (ambos os sexos) do Ilu Obá de Min (Mãos Femininas que tocam para o Rei Xangô).

NYAU COMO ARTE PÚBLICA

Imagem
Círculo Áfricas com Antonio Alone Maia - NYAU COMO ARTE PÚBLICA Expressão cultural moçambicana proclamada obra prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade Quando:  qui, 5 de julho, 19:00 – 21:30 Onde: Rua Três Rios 363 - Metrô Tiradentes - SÃO PAULO/SP OFICINA CULTURAL Oswald de Andrade

Livro Princesas Africanas

Imagem
Adoro quando encontro preciosidades na internet . Compartilho com vocês, o livro Princesas Africanas com diversas histórias de heroínas africanas.