Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

Luta, Cultura, Resistência, Beleza, Mulheres, Orixás... Ilu Obá de Min

Imagem
Ilu Obá de Min =  Mãos Femininas que tocam para o Rei Xangô. O Ilu é uma é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher.

II Encontro Gênero na USP - SP, 02/12/2011

Imagem
Data : 02 de dezembro  Local :   Auditório João Yunes, Faculdade de Saúde Pública da USP Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo (Metrô Clínicas)

Dia da Não Violência contra as Mulheres

Imagem
Hoje, a cor rubra deu lugar ao roxo por conta do Dia de Não Violência Contra a Mulher. Uma em cada cinco brasileiras declara já ter sofrido algum tipo de violência por parte de um homem. A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil. A tentativa de suicídio é mais freqüente entre mulheres que sofrem violência.

Dandaras vencedoras

Esse ano, eu assisti a uma palestra que me emocionou muito e tive o prazer de conhecer a Edilene Machado, que pesquisou a trajetória das mulheres negras escolarizadas . E hoje, eu achei a tese de mestrado dela on line.

Dia da Consciência Negra

Gostaria de ter tempo para escrever sobre a importância do dia da Consciência Negra e discutir pontos importantes do racismo no Brasil. Mas fim de semestre na facu é uma loucura...Selecionei algumas leituras, que acho interessante para dar um panorama das questões que envolvem a vida da população afro-brasileira/afrodescendente.

Obá - líder das mulheres guerreiras

Imagem
Sempre que escutava sobre Obá, me lembrava da sua história com Xangô, por quem decepou uma orelha. Mas, depois de pesquisar mais sobre essa guerreira, a lembrança será diferente, dançar e cantar Obá e’léékò àjà òsì Àjàgbà e’léékó àjà òsì Orò awo mò gbo Oba Àjàgbà e’lééko àjà òsì" terá outro tom. Abaixo um pouco mais da matriarca de Elekô.

Bem vind@S

Faz um bom tempo que eu queria montar um blog sobre Gênero e outro sobre Cultura Afrobrasileira. Tenho tanto material sobre essas duas temáticas e descubro mais a cada dia. No facebook, as coisas se perdem, continuarei postando coisas por lá, mas aqui posso arquivar e deixar disponíveis docs e notícias. Véspera do dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra e próximo do dia 25- Dia nacional da NÃO VIOLÊNCIA contra a Mulher, resolvi colocar a mão na massa e começar a moldar a página. Já tinha tentado isso fazer antes, mas travei de cara pois não sabia qual nome dar a página. E eis que ontem, depois de meses ganhando coisas laranjas (cor de Obá), lembrei que essa guerreira tinha sido líder de uma sociedade de mulheres africanas e resolvi pôr o nome da página de Elekô. Perfeito para os dois temas que serão discutidos por aqui. Saudamos Obá:  OBA XÍ ou ÖBA XIRE que significa Rainha Poderosa. Sejam bem vind@s !!!!