Pesquisar este blog

20 de nov de 2013

2 anos de Elekô

Olá guerreiras e guerreiros,



Passei para agradecer a tod@s que acompanham o blog Elekô. Ontem, dia 19/11/2013 foi o segundo aniversário do Elekô, que nestes dois aninhos já alcançou 22145 visualizações. 



4 de nov de 2013

24 de out de 2013

Abrindo os caminhos com Ogum


Agnes DoSanto
Considerando a proximidade da festa de Ogum, nada melhor que falar sobre aquele que abre os caminhos. Há tempo, que sonho com participação de outras pessoas nas postagens do blog e para a minha alegria, este é o primeiro post que não é da minha autoria. 

Literalmente, é o post que abre caminhos para escritas, vozes, poesias de outras pessoas que como eu, amam, vivenciam e defendem a cultura afro-brasileira e/ou a equidade de gênero.

É claro que tendo Obá como matriarca, este primeiro post precisava ser escrito por uma mulher. E aqui dou as boas-vindas para o post desta mulher-menina-guerreira, Liliane Coutinho da Silva, amiga-irmã muito querida!!!

10 de set de 2013

E assim foi criado o candomblé

No meio do estresse do dia a dia, nada melhor que parar para fazer algo que a gente curte e relaxa, no meu caso, adoro ler. Aproveito para compartilhar sobre a criação do candomblé....

5 de set de 2013

Águas de Oxalá


Cláudia Krindges



Águas de Oxalá é uma cerimônia anual dentro das casas de candomblé, é o início do ano litúrgico e representa um pedido de perdão pelas injustiças ocorridas com Oxalá em sua visita ao Reino de seu filho Xangô. Compartilho com vocês um texto sobre essa cerimônia...





6 de ago de 2013

Adupé - uma celebração em homenagem e em agradecimento aos Orixás.


“Descobri que pelo mesmo olho que vejo Deus, é o olho pelo qual Ele me vê”  Thiago Romero



Há uns meses atrás, tive a oportunidade de conhecer um trabalho lindo, a peça Siré Obá. Ontem, eu encontrei em algum mural de amig@ do facebook, um vídeo do show de Thiago Romero (artista da peça citada) e grupo. Achei mais vídeos do show ADUPÉ, uma celebração em homenagem e em agradecimento aos orixás. Trabalho lindo demais, não poderia deixar de não compartilhar:

26 de jul de 2013

Feliz dia das Avós e da nossa avó sagrada Nanã

Hoje, dia 26 de julho, é dia das avós e dia de Nanã, a yabá mais velha do panteão dos orixás. E não poderia passar o dia sem homenageá-la. E desta vez, tive contribuição de uma amiga...

25 de jun de 2013

Campanha: O Amor Lança Fora Todo o Medo

Olá pessoal, tomei conhecimento desta campanha neste último fim de semana, no qual participei de uma roda de conversa com praticantes ou não de diversas religiões, preocupados/as com a crescente intolerância à diversidade. Assino, divulgo e espero que quem concorde com os princípios, tb assine e divulgue!!!

24 de jun de 2013

Salve Xangô


Hoje é o dia do Rei, do senhor da justiça, do senhor dos trovões, do fogo... e é claro que não poderia deixar a data passar sem escrever sobre o meu pai Xangô. 
 
 

20 de jun de 2013

Bora povo guerreiro!!!


Essa onda de manifestações que vem ocorrendo em várias cidades renova as esperanças que o Brasil pode e deve ser um país melhor. É gente de todo tipo e toda idade, as pessoas estão nas ruas por diversos motivos: contra o modelo de transporte coletivo baseado em concessões para exploração privada; contra a corrupção que reina nesse país; contra os projetos absurdos como "Cura Gay", Estatuto do Nascituro "bolsa estupro"; contra a valorização deste evento esportivo chamado Copa do Mundo em detrimento às necessidades do seu povo; Ato Médico...
É uma manifestação de luta e pacífica, FORA quem se aproveita deste momento para cometer atos de vandalismo, para deslegitimar esse processo histórico...
Bora povo guerreiro, que a luta só está começando... Deixo aqui algumas coisas que estão rolando durante a semana:

24 de mai de 2013

Dia 25 de maio é o Dia da África e simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação (Fonte: Palmares) . Compartilho com vocês alguns eventos que estão ocorrendo em comemoração à data, irei adicionando aqui no post os que eu ficar sabendo ao longo da semana:

17 de mai de 2013

12 de mai de 2013

Feliz Dia das Mães



Artista: Guto Reason
Parabéns às nossas mães (biológicas, adotivas, de axé, divinas...) e aproveitando que hoje é dia das Mães, compartilho algo que me foi compartilhado por uma amiga...

6 de mai de 2013

Passando para dar um oi e compartilhar



Gente, quem me conhece pessoalmente, sabe que eu não paro. Adoraria dividir mais coisas aqui no blog, mas não dá tempo. E como estou com problema para acessar a net nestes dias, a situação piora. Mas estou cheia de planos para a página de Elekô, em breve, espero compartilhá-los. Enquanto isso, deixo algumas sugestões para vcs:

25 de abr de 2013

Oxóssi - o caçador

“Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé...”

 
Aproveito que hoje é quinta-feira (dia de Ossaim, Oxóssi e Logunedé) e que nesta semana terá festa do caçador... compartilho com vcs, um pouco sobre Oxóssi.


Treme Terra - hoje às 20h no MASP


Amo música, dança, cultura afro-brasileira, coisa com conteúdo, corpo e alma... Ontem, tive a oportunidade de conhecer o trabalho dessa galera super jovem e A D O R E I!!!  Quem puder ir assisti-l@s hoje no MASP, vá!!!
O espetáculo é sensacional e conta com a presença do Quinteto Abanã (escreverei um post sobre esse trabalho lindo tb) e Z´África Brasil (amei tb). Quem for, vai se esbaldar na competência dessa juventude, na mitologia dos orixás, no rap, na música erudita....
Os ingressos são vendidos na hora, sendo R$ 20 inteira e r$ 10 meia entrada. 

9 de abr de 2013

Chamada pública para projetos voltados a povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Brasil

Compartilho com vocês a notícia que saiu no portal da SEPPIR no dia 05/abril/2013:


SEPPIR lança chamada pública que disponibiliza R$ 1, 1 milhão para projetos voltados a povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Brasil
 
O edital é voltado a instituições privadas sem fins lucrativos. As propostas devem ser inscritas no SICONV (www.convenios.gov.br) até o dia 31 de maio. Serão contempladas as linhas temáticas: Capacitação; educação ambiental; práticas tradicionais alimentares e de saúde e; intercâmbio e fortalecimento cultural.
 
 

8 de abr de 2013

Reportagens interessantes da semana


As declarações nazistas do senhor (In)Feliciano têm trazido à tona assuntos muito discutidos nos movimentos sociais mas quem nem sempre encontram espaços na mídia: racismo, homofobia... Isso é interessante, pois quem sabe assim o Brasil não acorda, né?
Compartilho com vocês, três reportagens que saíram nessa semana nas revistas Isto É e Época e que valem muito a pena de serem lidas:

22 de mar de 2013

Luislinda Valois - Primeira Juíza Negra no Brasil


Foto de Correio 24 horas
Como 21/03 é considerado como o “Dia Internacional de luta contra a discriminação racial" e estamos no mês dedicado às mulheres, compartilho a história dessa guerreira - Luislinda Valois – primeira juíza negra no Brasil. 

14 de mar de 2013

Livros para Download

Como já dizia meu pai: "Conhecimento é algo que ninguém pode te roubar e é a única coisa que vc leva quando morrer." Ou seja, é algo que vale a pena correr atrás e que te liberta de diversas prisões.

Eu adoro papéis, mas estou me acostumando a ler livros e artigos na net, afinal a tecnologia quebra muitas barreiras. Compartilho com vocês algumas preciosidades que encontrei nesse mundo virtual.
 

 
 

8 de mar de 2013

Dia Internacional das Mulheres

Parabéns a nós mulheres guerreiras que vivemos nesta sociedade machista, racista e homofóbica. Que a luta pela igualdade de direitos e respeito esteja presente durante todos os dias.
Aproveito para compartilhar um achado. A Fundação Palmares fez uma homenagem às protagonistas afrobrasileiras, contando um pouco da história de cada uma delas:

7 de mar de 2013

Convocação às mulheres guerreiras e aos homens tb!!!

Apesar de toda movimentação contra, o pastor Marcos Feliciano foi nomeado como presidente da Comissão de Direitos Humanos. Mas é claro, que isso não "desce" para quem acredita numa sociedade justa e que promova o respeito e a dignidade de tod@s!!! Bora guerreiras e guerreiros vamos protestar, vários estados estão se organizando, segue a lista dos atos já confirmados:
 

4 de mar de 2013

Miriam Makeba

Mês de março é o mês das mulheres, então neste mês postarei sobre algumas personalidades femininas aqui no blog. Começando pela cantora Miriam Makeba, até o google fez uma homenagem à ela.

3 de mar de 2013

Cursos abertos à comunidade externa na USP

Galera,

Atentem-se pois as inscrições devem ser feitas nesta semana. São quatro cursos relacionados ao mundo afro, cliquem em cada link para obterem mais informações:

1 de mar de 2013

E a luta contra a intolerância continua

Eu me assusto com tamanha intolerância e os preconceitos que se fazem presentes em nossa sociedade. E nessa era de informações em tempos reais, ficamos sabendo de muitas coisas para além de nossas vivências diárias. Mas vou direto ao ponto: Parece piada, mas infelizmente não é: o Pastor Marcos Feliciano está na disputa pela presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
 
 

5 de fev de 2013

Saída do Bloco Ilu Oba de Min

"Minha comadre me convidou
Pra uma festa bem brasileira
Comida, batuque, alegria
Canto e dança a noite inteira

Menina, mulher, anciã
Toda yabá é bem-vinda
Cada qual com seu tempero
E a festa então será linda"
(Festa de comadre- música de Estela Carvalho)

 Enfim está chegando o grande dia da saída do Bloco Ilú Obá de Min (Mãos femininas que tocam para o Rei Xangô). Será no dia 08/02 às 21h, sairemos do Viaduto Major Quedinho e iremos até a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos no Paissandu (Centro da Cidade de São Paulo).

1 de fev de 2013

Yemanjá e a dança sagrada das águas



Hoje, falarei do simbolismo da dança de Yemanjá. Yemanjá é uma yabá que todos já ouviram falar e quem me conhece sabe como sou apaixonada por ela. Sempre que penso em Yemanjá, vem aquela imagem de rainha, soberana, a grande mãe que acolhe seus filhos e que os educa com rigor...No xirê, suas cantigas são o som das águas do mar batendo nas rochas, encantando e embalando a tod@s.



22 de jan de 2013

Nanã - a senhora da lama primordial


Neste ano, eu representarei Nanã no bloco afro Ilú Obá de Min, que homenageará as Yabás – as Deusas do Axé.  Por isso, compartilharei aqui no blog alguns materiais - vídeos, músicas, fotos, textos, etc – que eu tenho encontrado sobre essa yabá tão cheia de mistérios, mistérios que cercam a vida e a morte. 
 
A Pallas Editora tem uma coleção de livros chamada Coleção Orixás (quem vê o tamanho pequeno do livro não sabe a grandeza de informações que traz). Hoje compartilharei alguns trechos do livro “Nanã, a senhora dos primórdios” da autora Cléo Martins que faz parte dessa coleção.