Dandaras vencedoras

Esse ano, eu assisti a uma palestra que me emocionou muito e tive o prazer de conhecer a Edilene Machado, que pesquisou a trajetória das mulheres negras escolarizadas . E hoje, eu achei a tese de mestrado dela on line.


Segue em anexo o link para acesso a tese dela e a descrição do trabalho: http://www.bibliotecafeminista.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=53&func=startdown&id=134

Marias que venceram na vida: uma análise da ascensão da mulher negra via escolarização em Salvador, BA

"Este trabalho teve por objetivo compreender a trajetória de sucesso acadêmico e profissional de mulheres negras residentes na cidade de Salvador, BA, enfatizando o significado político do ser mulher negra em uma sociedade desigual no que diz respeito ao acesso deste segmento aos espaços de poder. A pesquisa se insere no campo das relações raciais, perpassando por relações de gênero e processos de constituição de identidade e subjetividade da mulher negra. Situa-se no campo da produção intelectual-ativista, indo além do discurso denuncista de discriminações variadas. O foco central foi dar visibilidade aos processos positivos de lutas e conquistas, bem como o significado político de ser mulher negra em uma sociedade marcadamente desigual no acesso deste grupo social aos espaços de poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô