Postagens

Mostrando postagens de abril, 2012

SEMANA DA ÁFRICA 2012

CURSO ÁFRICA: EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO AFRICANO. Um curso de três dias será realizado em 22, 23 e 24 de maio de 2012 (terça-feira, quarta-feira, e quinta-feira), abordando o tema geral “África: Educação, cultura e desenvolvimento Econômico Africano.”.

Virada Cultural 2012 do SESC Pompeia traz como tema as Africanidades do Brasil

Imagem
No fim de semana 5 e 6 de maio, a Prefeitura de São Paulo em parceria com as diversas unidades do SESC propõe 24h ininterruptas de cultura. Africanidades Brasil propõe uma viagem por algumas facetas do candomblé, presentes desde a abertura do SESC Pompeia nos espaços da Unidade. Durante o fim de semana vários elementos que fazem releituras de africanidades como fonte de inspiração e proteção serão destacados. Diversos símbolos e mitos afro-brasileiros serão representados em cortejos de rua, performances, shows, projeções na arquitetura, teatro, comidas e na ambientação.

Minissérie Mãe de Santo

Imagem
Semana abençoada: 1 - ganhei um conjunto lindo de toalhas no crochê laranja (desde o ano passado, tenho ganhado coisas na cor de Obá e sempre de mulheres, o que inspirou o nome do blog); 2 - para fechar a semana, encontrei a Minissérie Mãe de Santo completa no youtube (já havia visto trechos, mas nunca um capítulo completo), por isso, compartilho com vocês.

Lançamento da cartilha - Somos todas rainhas

Imagem
A cartilha "Somos todas rainhas" traz a história de grandes guerreiras da África e do Brasil com o objetivo, segundo as autoras, de elevar a auto-estima das mulheres que são constantemente esquecidas nas salas de aula das escolas e dos meios de comunicação.

A Presidenta determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas

Imagem
As instituições de ensino terão de empregar a flexão de gênero para nomear profissão ou grau nos diplomas expedidos a mulheres.

Seminário Casa das Áfricas: Masculinidade, religiosidade e política: a Revolução no Egito sob uma perspectiva de gênero

Divulgando Seminário Casa das Áfricas : Masculinidade, religiosidade e política: a Revolução no Egito sob uma perspectiva de gênero Prof. Dr. Mustafa Abdalla - pesquisador associado da Casa das Áfricas e pesquisador do Institute for Cultural and Social Anthropology of Free University Berlin (Alemanha)

Manifesto Crespo

Imagem
"Nosso trabalho é discutir através da estética uma questão muito delicada que é o direito do "corpo negro", ou seja o cabelo crespo é um tipo de cabelo que deve ser respeitado e valorizado de diversas formas. Por isso entendemos que a trança é uma expressão artística ancestral." Lúcia Udemezue

Guia para jornalistas sobre gênero, raça e etnia

Imagem
O Guia para jornalistas sobre gênero, raça e etnia é uma ferramenta de formação com o propósito de auxiliar jornalistas (que desempenham as funções de produção, reportagem, redação, edição e direção de redação) e estudantes de Jornalismo na tarefa de cobrir os temas com recorte de gênero, raça e etnia no dia a dia da imprensa.