Seminário Casa das Áfricas: Masculinidade, religiosidade e política: a Revolução no Egito sob uma perspectiva de gênero

Divulgando
Seminário Casa das Áfricas:
Masculinidade, religiosidade e política: a Revolução no Egito sob uma perspectiva de gênero

Prof. Dr. Mustafa Abdalla - pesquisador associado da Casa das Áfricas e pesquisador do Institute for Cultural and Social Anthropology of Free University Berlin (Alemanha)

As transformações atuais na sociedade egípcia parecem ter reaberto uma luta por uma ordem moral que permite aos homens imaginar uma sociedade predominantemente controlada por homens que negam às mulheres o direito e o espaço de participação ativa na construção de um novo Egito pós Mubarak. Em uma sociedade em mudança, muitos homens pleitearam governar em nome da religião, esperando que assim pudessem restaurar sua posição na sociedade. As mulheres e as conquistas obtidas em lutas importantes durante os regimes anteriores, aparecem como um alvo de críticas e ataques.
Esta palestra enfoca as implicações da revolução egípcia, analisando a percepção dos homens sobre seu papel social e o apelo à religião como uma possível solução para lidar com uma sensação de impotência que eles têm enfrentado nas últimas décadas, afetando diversos aspectos da sua vida: social, econômica, política e religiosa. Neste sentido, a tomada do poder político pelos islamitas poderia ser conectada à crise da masculinidade dos homens egípcios.
Mustafa Abdalla é pesquisador associado da Casa das Africas e pesquisador no Institute for Cultural and Social Anthropology of Free University Berlin (Alemanha). Suas pesquisas atuais são no campo da antropologia médica – “As patologias produtivas: profissionalização de pacientes e doenças na era da cidadania biológica” (Productive Pathologies: The Professionalization of Patients and Disease in the Age of Biological Citizenship) e da antropologia social, com trabalhos sobre turismos e masculinidade e sobre religiosidade e mobilidade em África (Mali).
Publicou, entre outros, “Beach Politics: Gender and Sexuality in Dahab”. Encontra-se em processo de edição de “Spaces in Movement: New Perspectives on Migration in African Settings”, organizado em parceria com Elisio Macamo ( Universidade de Bayreuth, Alemanha).
Evento gratuito que abrirá as atividades da Casa das Áfricas em 2012 e que também marcará sua reestruturação institucional. Será oferecido um coquetel e contaremos com a presença do Grupo Raizarte, da poetiza Tula Pilar que, juntamente com seus filhos, desenvolve performances poéticas sobre África. No stand Raizarte será comercializada literatura especializada em África, livro de poesias de autoria de Tula Pilar Ferreira e Revista Ocas.
Data:
18/04/2012- Quarta-feira - 19h às 21h
Local:
Auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros
Página do evento no Facebook:
Realização: Casa das Áfricas
Apoio: Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô