Logun Edé - o príncipe


Ai minha gente, que alegria é compartilhar este post, super pedido e esperado. E foi escrito por uma pessoa super especial, meu irmão Sydney Salvatori, com quem compartilho muitas risadas, aprendizados e vivências na espiritualidade. Agora a vez é do príncipe e do filho dele brilharem...


Agnes DoSantos
Da história de amor entre Oxóssi: o grandioso deus das matas, divindade da fartura, da caça, da inteligência e Oxum: rainha das águas doces, deusa da beleza, da riqueza, e da fertilidade; nasce Logun Edé: príncipe soberano entre os orixás, divindade da riqueza, da beleza, da jovialidade.
Segundo vários itãs, Logun Edé se divide entre dois reinos: nas matas em companhia de seu pai é um grande caçador, ágil, astuto, observador, é junto de seu pai Oxóssi que suas caraterísticas masculinas enquanto um Odé emergem. Quando está nas águas doces, lagos, cachoeiras, lagoas e cascatas, Logun Edé tem suas características femininas mais evidentes, mostrando-se faceiro, sedutor, vaidoso, refresca-se nas águas, nadando e brincando junto a Oxum, sua mãe.
Agnes DoSanto
Menino, moleque, adolescente; Logun Edé transcende o que se conhece como masculino ou feminino. Está acima dos dois universos e justamente por isso consegue transitar com facilidade entre os dois.
Mas o mistério de Logun Edé não se resume a ser um príncipe de dupla natureza. Logun Edé é conhecido também pela sua grande e notada habilidade enquanto feiticeiro. É dono do segredo, da magia, da força que se move e não se pode ver. A etimologia do nome Logun remete ao termo em Yorubá “Olóògun” que quer dizer: “Mago, Feiticeiro”. Já Edé pode se tratar de uma corruptela para “Odé” que quer dizer “Caçador”. Portanto Logun Edé é o “Mago Caçador” entre os orixás. Orikís e itãs falam de Logun Edé como um grande conhecedor de poções, feitiços e rituais de cura. Grande parte deles aprendidos com Ossãim e num outro momento com Obaluaiyê.
É encontrado por Iansã dormindo dentro de um lírio, encantada por sua beleza ela o leva consigo para seu reino e faz dele mais uma vez um grande príncipe. É curado por Omolú depois de ser acidentalmente atacado por um enxame de abelhas numa caçada junto de seu pai. Estes e muitos outros itãs nos deixam claro o quanto Logun Edé é amado por todos os orixás, como uma criança que dança livremente pelo barracão comovendo e fazendo brotar sorrisos nos corações de todos em volta.

Ser Logunssi
Ser filho de Logun Edé é enxergar beleza por toda parte, principalmente onde a maioria das pessoas não consegue. É deixar-se conduzir pelo que é belo... a beleza do mundo, a beleza da vida, a beleza do espírito. É ter força para pagar o preço pela escolha de agir sempre guiado pelo requinte, fineza e elegância.
Um filho de Logun é sempre versátil, ele consegue se dar bem no mais variado tipo de ambiente. Comunica-se bem, e é articulado. Vai a um pagode numa laje num dia e no dia seguinte vai a um jantar num restaurante caro e nos dois ambientes se diverte de forma igual e é bem tratado por todos.
Tal qual a cauda de um frondoso pavão, às vezes um Logunssi está aberto, gosta de conversar, rir, conhecer gente interessante, dançar, e flertar. Em outros momentos se fecha, de tal maneira que nenhuma companhia lhe interessa a não ser a sua própria. Nesses momentos o filho de Logun se isola, vai ler um livro, assistir a um filme ou simplesmente se recolhe em um lugar onde possa ficar absolutamente só.
Sim, ser de Logun tem seus conflitos. É ser imprevisível, é se cansar das coisas, é mudar de idéia várias vezes sobre um mesmo assunto, é não conseguir ser fiel àquilo que se planeja deixando malucas todas as pessoas em volta. É sair pra comprar um par de sapatos e no caminho se distrair com outras coisas mais interessantes e voltar pra casa tendo feito diversas outras coisas menos comprar o par de sapatos! É ser extremamente vaidoso, buscando sempre estar impecável e com a melhor as aparências. É ter afinidade com as artes seja música, dança, artes plásticas ou teatro.
Ser Logunssi é se irritar fortemente com certa facilidade, especialmente quando as coisas não saem como nós queremos que saiam. Ser de Logun é ter consciência dos próprios pontos fortes e se orgulhar deles. Um filho de Logun nunca se faz de modesto.
Ser filho de Logun Edé é ser genioso, ter personalidade forte, mas ainda assim ser engraçado, doce e dengoso tudo ao mesmo tempo.
Talvez o que realmente seja mais difícil em ser filho de Logun Edé visto que lidamos o tempo todo com duas naturezas dentro de nós, seja a constante busca pelo equilíbrio... Tentando fazer com que a vida permaneça “nem tanto à terra nem tanto ao mar” ... como dizem os mais velhos.
Mas acima de tudo ser Logunssi é saber conduzir a vida com alegria, é saber dançar com a vida conforme os acontecimentos se apresentam. É se mover com charme e agir com gentileza. É saber fazer bons amigos e gostar de estar com eles, é brilhar no mundo com toda dor e delícia que isso traz. É ser belo... seja fisicamente, seja nas atitudes, seja no espírito. É ser feito de beleza. É ser Ijexá.
Sydney Salvatori Ti Logun Edé


Logun ô akofá!!! Loci Loci Logun!!!

Comentários

  1. Amei o blog bem explicativo. E sou de falar tudo q disse a respeiro desse Orisa Maravilhoso eh a pura verdade. Parabens

    ResponderExcluir
  2. É incrivel saber que sou tudo isso. kkkkkkkkkkk. Hoje me sinto como um pavão preso em uma gaiola, pois a mulher que vive ao meu lado é totalmente ao contrário. Por favor, preciso de uns conselhos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô