Cabelo Liso é sinal de Boa Aparência?

Começo esse post, fazendo uma pergunta: Cabelo Liso é sinal de boa aparência?

Terei respostas concordando e outras discordando. Mas quantas de nós, em algum momento, não escondemos as formas e volumes das nossas madeixas, prendendo-as, arriscando a vida com produtos químicos que prometem "dar um jeito na juba", entres outros truques?


Lembro de uma conversa com uma prima linda. Naquela época, ela tinha uns 7 anos e me dizia que quando crescesse seria loira e teria cabelos lisos. E perguntei a ela: Por que? Se ela era tão linda com aqueles cachos negros. E ela me respondeu: Sabrina, você já viu alguma famosa com cabelo assim? E eu disse, você pode ser essa e assim outras meninas que te verem, também gostarão dos cabelos cacheados e negros. E ela ficou pensativa...

Semana passada, saiu uma notícia (leiam na íntegra) sobre uma estagiária que foi hostilizada após negar-se a alisar e prender os cabelos crespos em nome da boa aparência de uma escola em São Paulo. E nós sabemos bem, que essa é uma regra que costuma ser oculta, mas que rege nossa sociedade preconceituosa. O padrão de beleza e de boa aparência é ser branc@, loir@, magr@ e  ter cabelos lisos ou levemente ondulad@s (mas o volume deve estar sob controle).

Amanhã, haverá uma manifestação SOLTEM OS CRESPOS! PRENDAM OS RACISTAS !!
"Meu cabelo é crespo! Meu cabelo é livre!” .







Indico também uma matéria que saiu no Portal Geledés: Cabelo oprimido é um teto para o cérebro - Alice Walker.


E um vídeo da Vanessa da Mata cantando Joãozinho: 


SOLTEM AS MEDEIXAS E SEJAMOS LIND@S COM NOSSOS CABELOS E CORPOS EM SUAS DIVERSAS FORMAS E CORES!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô