Pesquisar este blog

26 de jan de 2014

Euá, Yewa, Ewá - senhora das possibilidades

Iniciando 2014 com a força feminina, escolhi escrever sobre Euá (Yewa ou Ewá) - a senhora das possibilidades (como é nomeada por Cléo Martins). A representarei no saída do Ilú Obá de Min - carnaval 2014 e para retribuir este presente, irei compartilhar ao longo de janeiro e fevereiro as minhas descobertas sobre ela.


Para falar de Euá, utilizarei a obra de Cléo Martins, afinal é uma responsabilidade grande falar de uma yabá (orixá feminino) arisca, de culto cada vez mais raro e cercado de mistérios: "Euá se mostra apenas para quem quer e quando bem entende..."


Euá é conhecida por ser a senhora das possibilidades e a ela são dados vários nomes e atributos:

Artista Rodrigo Siqueira
Yeye Iwara - mãe do caráter maravilhoso, senhora da beleza, mãe que tem poder sobre o belo;
Iyewá Korin - senhora do canto mágico;
Iyewá sóro - senhora da fala que encanta;
Iyewá ófun - aquela que propicia a oitiva e a compreensão do vocabulário;
Iyewá ohun òsó - a feiticeira de todas as coisas;
Iyewá warí - senhora da percepção;
Iyewá egán - senhora que pode causar demência;
Iyewá  Olojó - senhora das ilusões e de todo tipo de disfarces;
Iyewá  Ojolomi - dona das águas das chuvas;


Euá e a senhora do segredo, dos encantos, da magia e das transformações. É a senhora das poções e dos venenos, tendo o dom de proteger contra as doenças infecto contagiosas e picadas de serpentes venenosas.

Euá protege as donzelas e as mulheres que não conseguem engravidar, sendo conhecida como orixá da castidade.

É a senhora da sensibilidade, dos sentidos, da percepção, das belas artes, da invisibilidade, dos sonhos e é a padroeira do místico e de todos os encantamentos e feitiços. Responsável pelo transe, pela fantasia que nos envolve, podendo ser chamada de senhora da esperança.

Euá age sobre a imaginação dos seres vivos e trabalha as sensações, estabelecendo o conhecimento das coisas e a memória, deve-se a ela a própria lembrança das coisas e a capacidade de aprendizado. Euá age sobre o que temos de mais belo: nosso espírito. É ela que transforma um mero artesanato em uma obra de arte.

Adô - Carybé
Euá carrega no adô (aracolé), sua cabaça mágica, um pó encantado, que a protege dos inimigos e a faz desaparecer sem que se saiba como nem porquê, ou camuflar-se, dando-lhe também o dom de transformar-se no que bem entender.

O principal pedido que se faz a Euá, em época de grande necessidade, é de que sejamos invisíveis para os inimigos, que desapareçamos perante olhos e ouvidos dos nossos desafetos.


É claro que não poderia deixar de colocar uma música sobre essa yabá, indico a música Euá cantada por Roberta Nistra e Lucio Sanfilippo,  disponível no link: 


Inró Euá!!!



Referência:
Martins, C. Euá, a senhora das possibilidades. Pallas Editora: Coleção Orixás
http://www.pallaseditora.com.br/produto/Eua_-_Senhora_das_Possibilidades/93/







Um comentário:

  1. Demais! :) Obrigada por compartilhar irmãzinha querida.

    ResponderExcluir