Formação Relações Raciais e Direitos Humanos

A Ação Educativa abre inscrições para o curso “Relações Raciais e Direitos Humanos”. A capacitação, promovida com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, é gratuita e será realizada em São Paulo, na sede da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque), a partir do dia 29 de setembro.

A formação é aberta e gratuita, voltada para educadores/as, gestores escolares e educacionais, estudantes, lideranças populares, jornalistas e ativistas de movimento sociais e de organizações não governamentais. O curso tem 90 vagas, por isso haverá um processo seletivo, privilegiando-se a constituição de um grupo diverso e representativo a partir de critérios que considerem recortes de gênero, raça, origem regional na cidade e campo de atuação. Profissionais da rede pública municipal de educação serão também certificados pela Secretaria Municipal de Educação.

IMPORTANTE: As inscrições se encerram no dia 19 de setembro! Serão constituídas duas turmas:- A turma 1 ocorrerá aos sábados, das 9h30 às 17h30 (29/9; 6/10, 20/10, 10/11, 24/11; 01/12) e será voltada para educadores/as, gestores escolares e educacionais, estudantes, lideranças populares, jornalistas e ativistas de movimento sociais e de organizações não governamentais. - A turma 2 ocorrerá às quartas-feiras, das 18h30 às 22h (3/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 7/11, 14/11, 21/11, 28/11 e 5/12) e será destinada a profissionais da educação. Serão 60 vagas para turma 1 e 30 vagas para a turma 2. Haverá um processo seletivo, privilegiando-se a constituição de um grupo diverso e representativo a partir de critérios que considerem recortes de gênero, raça, origem regional na cidade e campo de atuação. Para conhecer a programação ou conferir a lista dos selecionados acesse www.acaoeducativa.org/fdh ou www.acaoeducativa.org

Objetivos

§ Promover vivências e aportar conceitos e outras informações que permitam uma melhor compreensão do fenômeno do racismo, do cotidiano às políticas educacionais, pensado de forma articulada a outras desigualdades, sobretudo de gênero e renda.

§ Apresentar e estimular o contato com a produção acadêmica e de organizações do movimento negro sobre educações e relações raciais.

§ Estimular a experiência de uso assistido da metodologia e da coleção Educação e Relações Raciais, desenvolvida por Ação Educativa, assim como o conhecimento de outros materiais existentes no campo da educação das relações raciais.

§ Fortalecer uma rede de educadores e educadoras, em articulação com outras redes e fóruns existentes, para intercâmbio de experiências sobre educação e relações raciais.

 

Metodologia

Baseado nos princípios da educação popular, o curso estimulará a reflexão e a apropriação de conceitos a partir das vivências e observações dos/das participantes sobre o cotidiano e a realidade brasileira. Serão utilizadas várias linguagens que possibilitem a abordagem da educação das relações raciais em suas múltiplas dimensões, estimulando-se a leitura sensível e a capacidade de análise, em especial, dos processos de resistência e de luta pela igualdade racial, protagonizados pela população negra. A metodologia dialogará com os chamados valores civilizatórios africanos: circularidade, corporeidade, musicalidade, cooperativismo, territorialidade, ancestralidade, ludicidade, memória e energia vital (axé). O curso prevê a leitura de um texto de referência por unidade e a realização de um trabalho final pelos/as participantes.

 

Conteúdo Programático – Setembro a Novembro 2012:

I) Educação, Direitos Humanos e Racismo no Brasil
II) Relações raciais: identidades negras, branquitude e pertencimento racial
III) A implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica
IV) Currículos e práticas pedagógicas
V) As Áfricas na escola
VI) Políticas Públicas, movimentos e alianças em prol da igualdade racial na educação

Período: de setembro a novembro de 2012


Inscrições: pelo formulário eletrônico até o dia 19 de setembro ()


Mais informações: pelo telefone (11) 3151-2333, ramal 161, ou pelo e-mail: taciana.gouveia@acaoeducativa.org

Realização: Ação Educativa

Apoio: Secretaria Nacional de Direitos Humanos; Secretaria Municipal de Educação; Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô