Cursos USP abertos à comunidade externa e COPENE


Compartilho os cursos relacionados a gênero e africanidades que ocorrerão na USP neste primeiro semestre, sãoo cursos abertos a interessados/as em geral. 
Neste ano ocorrerá também o COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as.



Alexandre Keto

Objetivo:  Capacitação dos professores das redes pública e particular de ensino no aprendizado dos aspectos da cultura e da história do negro no Brasil, propiciando acesso a material de apoio e didático para ser utilizado em sala de aula, embasados nos conhecimentos apreendidos em cada temática que certamente, serão de utilidade prática.


Introdução aos estudos da África
Objetivo:  Difusão do conhecimento do Continente africano por meio da capacitação de professores de ensino médio da rede pública e particular e interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura africana que serão transmitidos durante as aulas e apreendidos pelos alunos o que possibilitará discussões mais aprofundadas sobre a temática e a (re)construção da história de África.


Objetivo: Este primeiro módulo têm por objetivo introduzir algumas noções gerais das teorias de gênero, corpo e sexualidade, problematizando formas de poder e de desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração das políticas públicas.


Objetivo:  Apresentar ao público obras e escritores francófonos da África subsaariana, ainda pouco conhecidos no Brasil devido à escassez de traduções para o português. Para tanto, será traçado um panorama histórico-cultural dessa produção literária, desde suas origens nas primeiras décadas século XX até os dias atuais, dando ênfase, em particular, a dois gêneros breves em prosa: o conto e a novela.


Objetivo: O curso tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o racismo a partir do texto "Raça e História" de Lévi-Strauss.
Mais info: http://sce.fflch.usp.br/node/1673


Outros cursos: http://sce.fflch.usp.br/



COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as

O VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as acontecerá em 2014 nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA) entre os dias 29/07 e 02/08/2014. O COPENE tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.


Inscrições abertas para apresentação de trabalhos até o dia 10 de março de 2014. Informações podem ser obtidas clicando no link abaixo: http://www.para2014.copene.org


Fonte: CEA USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Oyá-Iansã e a dança sagrada dos ventos

Yemanjá e a dança sagrada das águas

Atotô Ajuberô